Os que desprezam os pequenos acontecimentos nunca chegam as grandes descobertas.
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
O que realmente importa?
"O primeiro olhar, o olhar da carne, um olho físico, estrutural, capaz de enxergar a matéria pura e simplesmente. É um olhar igual para todo mundo, mais limitado, pois enxerga apenas o aparente: é o “ver por ver”.
O segundo olhar é o olhar da razão, mais refinado do que o da carne, pois permite que, ao olharmos para alguém ou algo, sejamos capazes de analisar racionalmente essa visão, pensar sobre ela. Esse é o olho da ciência, para qual tudo precisa se provado: é o “ver para crer”.
E há o terceiro olhar, que é o olhar da contemplação. Esse é um olhar todo especial, o olhar que segundo São Boaventura, esta em comunhão com a grandeza da natureza: é o “ver alem”. Quando olho para alguém ou algo com esse olhar, não estou me detendo apenas no que é nem em como funciona. Quando olho com esse olhar, estou sentindo. Minha percepção me traz uma clareza maior e sentimentos que me tocam de forma profunda, porque não vejo apenas, entro em comunhão com aquilo e sinto também. Quando olho para você cm esse olhar, você é muito mais do que eu posso perceber, enxergar ou entender; você é o que eu posso sentir."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário